21 de jul. de 2010

Uma boa notícia finalmente para o Maranhão!

No último domingo, surpreendi-me com uma notícia que se destacava, entre tantas as informações negativas, divulgadas sobre o Maranhão. O Ipea comprovou a redução da pobreza no Maranhão durante o Governo Zé Reinaldo.

Lembro de que, boa parte da minha infância, ouvi os mais velhos diante do Jornal Nacional comentando: “Quando o Maranhão aparece na Globo é sempre notícia ruim”. Desta vez a informação era a melhor que um cidadão maranhense, envergonhado diante de tantas tragédias divulgadas com o nome de nosso Estado, podia receber. Especialmente para os que, como eu, defendem a Justiça Social e têm esperança em um futuro com mais dignidade para os filhos que eu pretendo ter e os filhos e netos dos menos favorecidos.

O estudo do Ipea revelou que os índices de pobreza absoluta e pobreza extrema do Maranhão foram reduzidos durante os cinco anos de governo do doutor José Reinaldo Tavares. O período de 2003 a 2008 foi o que registrou a mais intensa redução da pobreza absoluta. Segundo a matéria, em 1995 - período referente aos governos de Edison Lobão e Roseana Sarney - o Maranhão tinha a maior taxa de pobreza absoluta 77,8% seguido por Piauí com 75,7% e Ceará com 70,3%.

Também no período entre 2001 e 2006, o Maranhão ficou entre os três estados da federação com maior ritmo de expansão do PIB per capita: Tocantins (9,2%), Distrito Federal (6,5%) e Maranhão (6,2%), segundo o Ipea. No caso da taxa de pobreza extrema (rendimento médio domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo mensal), observa-se um contingente de 12,1 milhões de brasileiros a superar essa condição, o que possibilitou reduzir em 49,8% a taxa nacional dessa categoria de pobreza, de 20,9%, em 1995, para 10,5%, em 2008.

Esse tipo de resultado nos faz pensar que é possível voltar a sonhar com um Maranhão melhor, com cidadãos que, sem tanta vulnerabilidade social, possam decidir seus destinos nas urnas, com consciência e não sob o desespero da fome e da miséria,

2 comentários:

  1. E a corrupção no tempo do "doutor" josé reinaldo? teve tbm um alto índice nessas pesquisas.

    Ass . Cacau Bertrand

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cacau!

    Não me lembro da pesquisa falar sobre corrupção. E eu também não pretendi falar sobre este assunto.

    Num post antes deste falei de como SLZ está acabada, e neste eu quis falar de algo que foi feito por ela e de quem o fez.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixa a impressão que domina seu espírito saltar de si.